segunda-feira, 22 de junho de 2015

Aprovado primeiro texto do Plano Municipal de Juventude de Igrejinha

A Câmara de Vereadores de Igrejinha aprovou, na última semana, o primeiro texto do Plano Municipal de Juventude de Igrejinha, uma iniciativa do vereador Guto Scherer que, desde abril, se reuniu com diversas entidades e grupos de jovens do município para buscar e formatar esse primeiro texto.
O anteprojeto de lei conta com seis metas e 68 diretrizes, que poderão nortear as políticas públicas do município nos próximos 10 anos. As metas apresentadas são: Juventude e Educação; Juventude e Cultura; Juventude e Lazer; Juventude e Saúde; Juventude e Mercado de Trabalho e Juventude e Cidadania.
Entre as metas, estão temas importantes como a luta contínua por uma universidade pública federal para a região, curso pré-vestibular gratuito para estudantes, criação de espaços diferenciados para esportes alternativos, ideias de utilização do Centro de Eventos Selson Flech, cumprimento de leis municipais já conquistadas para a juventude, reativação da Casa da Dança, incentivos aos grupos culturais, manutenção da gincana municipal, Parque Municipal da Juventude, Rua do Lazer, campanhas de saúde, cursos profissionalizantes, entre outras diretrizes que compõem do texto.
Esse primeiro texto foi enviado para o Conselho Municipal de Juventude, que irá tratar do assunto a partir de então e, por sugestão do vereador, poderá devolver para o Legislativo para que, até o dia 12 de agosto, Dia da Juventude, seja sancionado pelo prefeito. Quem tiver interesse poderá conhecer todo o conteúdo do primeiro texto em: www.gutoscherer.com.br.
"Nossos jovens merecem um Plano que oriente nossos gestores para a valorização da juventude. A cada gestão, percebemos que a juventude é quem mais perde, e transformando em lei, política de Estado, teremos a garantia que nossos jovens não sofrerão mais o fim de coisas boas que vinham ocorrendo, como aconteceu com o fechamento da Casa da Dança em 2013", comenta Scherer.




quinta-feira, 18 de junho de 2015

Associação Dowhill de Igrejinha é criada



Igrejinha -Foi realizada nesta semana, na Câmara de Vereadores, a solenidade de criação da Associação Downhill Igrejinha (ADHI). O evento contou com a presença de muitos jovens downhilleiros da cidade. O evento de fundação foi coordenado pelo vereador Guto Scherer, que também foi eleito como membro do Conselho Fiscal da Associação; e o por Fernando dos Santos, sócio-fundador e primeiro presidente da associação.
O vereador Guto Scherer destacou o papel do esporte para a sociedade: “entendo que o esporte é uma ferramenta muito importante ao combate as drogas, e por meio dele percebemos que nossos jovens se tornam pessoas mais comprometidas”, explicou. Já o presidente da ADHI, Fernando dos Santos, falou sobre as perspectivas para a modalidade: “acredito que, a partir de agora poderemos desenvolver mais o esporte em nossa cidade, pois teremos mais formas de firmar parcerias”, frisou.

Confira a composição da diretoria da Associação:
Presidente: Fernando Santos
Vice-presidente: Gesnei Kraetz (Chico
Secretário geral: Pedro Kraetz -
Segundo secretário: Maicon Reinheirmer
Tesoureiro: Mucio de Mattos
Segundo tesoureiro: Luar Lopes


terça-feira, 26 de maio de 2015

Audiência Pública trata sobre Universidade Pública nos Vales - Univales

Na última segunda-feira, dia 25, ocorreu na Comissão de Educação, Cultura, Desporto, Ciência e Tecnologia da Assembleia Legislativa, a segunda audiência pública para debater a instalação de uma Universidade Pública Federal nos vales do Sinos, Caí e Paranhana. A audiência teve como proponente o deputado estadual Gabriel Souza.

Na audiência, o Professor Pedro Giehl, que é presidente da Associação Univales, fez uma apresentação do projeto e das etapas percorridas até o momento. Em sua fala, ele destacou que as comunidades têm se unido pela causa, o que já gerou a captação de mais de 100 mil assinaturas.

Ao final da audiência, foram encaminhadas as seguintes reivindicações: enviar uma Moção de Apoio da Comissão de Educação para os Ministérios de Educação e Planejamento, e para a Bancada Gaúcha no Congresso Nacional, onde se inclua a questão da Univales no próximo Orçamento da União; e reforçar a solicitação de uma Audiência com o Governador.


Da região do Vale do Paranhana diversos municípios estiveram representados, com a presença da Secretária de Educação de Parobé, Vera Cerveira; do vereador Telmo Vieira de Taquara, mas se destacou a comitiva igrejinhense que esteve em um grande número na audiência. Com o assessor parlamentar Valter Ribeiro; vereador presidente da Frente Parlamentar Univales Sarafago Neri; secretário municipal, Vitor Flesch; presidente do CMJ, Maxwel de Matos; coordenador de juventude, Lucas Bernardes; e representando a UNE, Paulo Schonhorst, além do vereador Guto Scherer que representou a região na mesa de debates.

 Ver. Guto Scherer, Valter Ribeiro, Maxuel de Matos, Vitor Flesch, Lucas Bernardes, Paulo Schonhorst e Ver. Sarafago Pinto Neri.




REUNIÃO DEFINE MELHORIAS NA ESCOLAS FIGUEIRAS

Na última sexta-feira, dia 22, estiveram reunidos na Secretaria Estadual de Educação (SEDUC), o deputado estadual Gabriel Souza, o vereador Guto Schrerer, a vice-diretora da escola Figueiras, Taís; e a presidente do CPM da escola, Ana Paula Schmitz. Na ocasião, eles levaram as demandas da instituição para a diretora de planejamento da SEDUC Iara Wortman.
Três pontos foram debatidos sobre a escola. O primeiro deles foi a liberação de R$ 115 mil para a construção de uma área coberta, valor conquistado na consulta popular de 2009, mas que até hoje não foi liberado. Outra solicitação foi a reforma da “casinha do gás” e de parte do muro da escola, no valor de quase R$ 15 mil, que desde 2013 não foi liberado para a escola.
Por fim, foi reivindicada também a construção de uma quadra poliesportiva, que há anos é uma demanda da comunidade. Na ocasião, representantes da escola protocolaram um novo pedido para a construção da quadra coberta, juntamente com um abaixo-assinado da comunidade escolar, solicitando a demanda.
O vereador Guto Scherer destacou os avanços obtidos: "Saímos de lá com tudo muito bem encaminhado. Em alguns meses a escola terá sua área coberta, e muito em breve a obra da ‘casinha do gás’ e do muro serão executadas. A construção da quadra poliesportiva segue sem previsão, mas seguiremos cobrando". O parlamentar ainda elogiou o trabalho do deputado Gabriel Souza em prol das demandas da região.

Iniciadas as Rodas de Conversa para a elaboração do Plano Municipal de Juventude

Rancho do Chimarrão participa de debate sobre Plano Municipal de Juventude.

Seguindo o cronograma de atividades para a elaboração do Plano Municipal de Juventude, na última quarta-feira, dia 20, estiveram reunidos no CTG Rancho do Chimarrão, o vereador Guto Scherer, o presidente da JPMDB de Igrejinha, Ivan Carlos Maurina, além de membros do CTG, e os jovens da invernada Mirim e Juvenil, pais e comunidade, para debater sobre o tema.
Após o evento realizado na Câmara de Vereadores, no início do mês, agora ocorrem os encontros com as entidades que se colocaram a disposição para tratar sobre o Plano Municipal de Juventude. "Queremos ouvir a juventude e as entidades, pois nessas rodas de conversas podemos ampliar muito o debate, colher informações, e, principalmente, proporcionar um espaço para que nossos jovens deem suas opiniões”, destacou o vereador.
Segundo a assessoria de imprensa do parlamentar, o texto preliminar deve ser apresentado nos próximos dias para o Conselho Municipal de Juventude, que será responsável pela parte final do projeto.

Demandas do Paranhana são apresentadas ao governador

Nos últimos dias, o vereador igrejinhense Guto Scherer participou de uma audiência com o governador gaúcho José Ivo Sartori. Na ocasião, o parlamentar apresentou algumas demandas da região, que necessitam de uma atenção especial por parte do Piratini. Além das pautas regionais, foram abordadas as dificuldades que os municípios têm enfrentado diante da crise financeira que envolve o país. O ajuste fiscal promovido pelo governo federal tem afetado diretamente a vida dos estados e municípios.
Outro assunto abordado foi a situação das finanças do estado, que há décadas vem sofrendo com déficits que impedem o crescimento e o desenvolvimento. Segundo a avaliação do encontro, a irresponsabilidade de se gastar mais do que se arrecada comprometeu as finanças do estado.
"Temos percebido um esforço enorme por parte do Sartori na luta para colocar o estado em condições de competitividade e crescimento novamente. Percebo nele um homem de muita coragem, pois algumas medidas são muito difíceis, porém necessárias para que o nosso estado saia dessa situação", comentou o vereador Guto Scherer.

Guto Scherer é o novo presidente estadual da Associação dos Vereadores do PMDB

Por aclamação, Guto Scherer, de Igrejinha, foi eleito o novo presidente da Associação de Vereadores do PMDB gaúcho – núcleo partidário com 1.164 integrantes. A eleição foi realizada na manhã desta quarta-feira, 20, no Memorial do Legislativo, e contou com a participação de parlamentares de todas as regiões do Estado. Além disso, participaram da atividade o presidente estadual do partido, deputado Ibsen Pinheiro, o secretário-geral, deputado Gabriel Souza, o ex-senador Pedro Simon, o secretário da Fazenda, Giovani Feltes, o presidente da União dos Vereadores do Brasil (UVB), Gilson Conzatti, além de líderes e dirigentes do PMDB gaúcho.

Scherer, que substituirá o vereador de Cruz Alta Rafael Braga, agradeceu a confiança de seus colegas parlamentares e reafirmou o compromisso de trabalhar pelo crescimento da representatividade do partido em todo o Estado. “Queremos manter o PMDB como o maior partido do Rio Grande do Sul e, para isso, vamos dar atenção especial às coordenadorias regionais para termos lideranças em todas elas“, destacou. Como primeira ação da Associação, o novo presidente irá propor ao grupo a reformulação do estatuto da entidade.

O secretário-geral abriu o evento e explicou que o PMDB tem duas frentes de trabalho: o Governo do Estado e as Eleições Municipais de 2016 e que ambas são fundamentais para o fortalecimento do partido em todo o RS. "Precisamos do apoio de todos os vereadores para levar à população as ações positivas do nosso Governo e também nos preparamos para a corrida eleitoral do próximo ano, onde nosso objetivo é garantir ainda mais espaços de representação política", garantiu Gabriel.

“Reforma Política” e “Esperança”
Convidados do encontro, Ibsen Pinheiro e Pedro Simon explanaram sobre os temas reforma política e esperança, respectivamente. Durante sua fala, o presidente estadual do partido lembrou que este é o momento de avaliar o andamento das instituições políticas. “Para que haja, de fato, democracia é preciso que os termos representatividade e governabilidade estejam equilibrados e este é o grande desafio atual”, destacou. Ibsen lembrou ainda que a política tem a virtude de representar e dar voz a todos – como um instrumento de garantia da democracia.
Pedro Simon relatou aos vereadores que tem percorrido o Brasil e se reunido com deputados, sindicatos e entidades para discutir a atual situação política. “Creio que enfrentamos uma situação nacional muito difícil, com ambiente complicado, mas acredito que este seja o momento de estabelecermos um grande debate sobre a mudança e a reforma que queremos para nosso país”, disse. O ex-senador frisou a importância da participação dos jovens neste processo e lembrou momentos em que eles tiveram papel decisivo, como na aprovação da ficha limpa pelo Senado Federal.

Situação Política e Econômica do RS
O último tema, abordado pelo secretário da Fazenda, Giovani Feltes, foi a situação política e econômica do Rio Grande do Sul. O titular da pasta apresentou números e elementos para explicar os motivos da crise e quais os desafios do Governo. “Assumimos este mandato com o compromisso da transparência e importante que vocês, vereadores, conheçam esta realidade para que possam conversar com as pessoas e explicar em suas cidades a realidade financeira do nosso Estado”, finalizou.

Quem é Guto Scherer:

Guto Jardel Scherer, 31 anos, iniciou sua militância político-social no movimento estudantil aos 16 anos. Foi coordenador de Desporto e Turismo da Administração Municipal de Igrejinha no período de 2005 a 2012 e presidiu a Juventude Municipal do PMDB de 2008 a 2013.

Em 2012, após ficar como suplente nas eleições de 2008, Guto Scherer concorreu novamente a uma cadeira no Legislativo e foi o vereador mais votado daquele pleito, conquistando 955 votos. Nos seus dois primeiros anos de mandato, foi eleito o Vereador Destaque de Igrejinha, sendo o mais lembrado na comunidade, segundo pesquisa feita pelo Jornal Integração.

Atualmente, o vereador cursa a faculdade de Processos Gerenciais, na UNOPAR em Gramado. Além disso, é o coordenador regional do Vale do Paranhana da Associação de Vereadores.

EXECUTIVA ELEITA:
Presidente – Guto Jardel Scherer
1º Vice-Presidente – Marcelo da Silva Figueró
2º Vice-Presidente – Alan dos Santos Vieira
Secretário-Geral – Rafael Braga Librelotto
1º Secretário – Diego Martins
2º Secretário – Favio Marcel Telis Gonzalez
1º Tesoureiro – Vinicius Damião Makvitz
2º Tesoureiro – Mauricio Rogério Medeiros
1º Vogal – Gilson Conzatti
2º Vogal – Jeferson Fernando de Souza Wolff
3º Vogal – Lucila Maggi Moraes Cunha
Suplente – Maximiliano Messias de Souza
Suplente – Lucas Denardi Cattelan
Suplente – Alessandro Bauer Pereira
Suplente – Maicon Scherner

CONSELHO FISCAL
Conselheiro Fiscal - Maria de Lourdes dos Santos Sprenger
Conselheiro Fiscal - Hans Leal Tassoni
Conselheiro Fiscal - Marcus Vinicius Muller Pegoraro
Conselheiro Fiscal Suplente - Cristian Tobias Amaro Barreto
Conselheiro Fiscal Suplente - José da Cruz





CARTILHA DE ORIENTAÇÃO SOBRE LEI DE AUXÍLIO A ATLETAS, ARTISTAS E ESTUDANTES É APRESENTADA EM IGREJINHA

Um evento de lançamento da Cartilha de Orientação sobre a Lei de Incentivo a Atletas, Artistas e Estudantes do Município de Igrejinha foi realizado, na última semana, pelo vereador Guto Scherer, na Câmara de Vereadores, e contou com um grande número de entidades esportivas, artistas e estudantis.
Durante o evento, os participantes receberam a cartilha, enquanto o vereador apresentava e explicava os detalhes da lei. Muitas perguntas foram feitas pelos participantes, que puderam tirar suas dúvidas e fazer sugestões para o melhoramento deste importante incentivo.
Entenda melhor a Lei:
O anteprojeto de lei apresentado pelo vereador desde o início de seu mandato, em 2013, se transformou em lei em 2014, e prevê auxílio financeiro para atletas e equipes, artistas individuais ou grupos de estudantes, que venham representar o município em outras cidades, estados ou países. Desde que comprovada a participação, os interessados deverão apresentar um projeto solicitando o auxílio a Prefeitura Municipal de Igrejinha, que poderá ou não concedê-lo, e poderá ser utilizado em transporte, alimentação, hospedagem e inscrição. Para melhor esclarecer as dúvidas da comunidade, estará disponível no blog do vereador um link de acesso a um modelo de projeto a ser apresentado, como também a cartilha em PDF. Em www.gutoscherer.blogspot.com.br/p/modelo-de-projeto-de-auxilios.html.
"Já havia apresentado essa proposta enquanto fui coordenador de Esportes do município, conseguindo transformar em lei, agora, durante nosso mandato de vereador. Eu acompanhei de perto a dificuldade de nossos atletas na busca de auxílios financeiros para poderem participar de competições, que acabam custando muito dinheiro. Agora temos como auxiliá-los de forma legal pela prefeitura. Para mim é um dos meus compromissos de campanha mais importantes, que saiu do papel", comenta Scherer.




domingo, 17 de maio de 2015

REUNIÃO COM REITORIA DA UFRGS DEBATE EXPANSÃO PARA O VALE DO PARANHANA


Um encontro do vereador Guto Scherer com o assessor de Relações Institucionais, representante da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), professor Ricardo Ayup, e o deputado estadual Gabriel Souza, ocorreu no dia 11 de maio, na Reitoria, e teve como foco o projeto REUNI do Governo Federal, que prevê a expansão das Universidades federais.
Representando a Comissão Pró Universidade Federal no Vale do Paranhana, o vereador Guto Scherer pode apresentar as demandas locais e as intenções do Paranhana em ser contemplado com uma futura expansão da Universidade na região - pauta iniciada em 2014, que vem sendo tratada, desde então, pela comissão criada na época, focada na luta por uma universidade pública federal para a região.
Durante o andamento desta comissão, outros trabalhos paralelos foram desenvolvidos juntamente à comissão pró Univales Já - criada em Novo Hamburgo, e que busca a criação de uma universidade dos vales, que compreende os vales dos Sinos, Caí e Paranhana -, que não interrompeu os encontros e o trabalho da busca de uma possível instalação da UFRGS.
Na busca de mais informações e orientações para otimizar o foco das próximas ações da Comissão Pró Universidade, foi solicitada essa agenda com a Reitoria da UFRGS, para que ambas as partes pudessem ter uma melhor compreensão do que está acontecendo, tanto da parte da universidade, de que há uma região interessada em sua expansão, como da comissão, para entender os próximos passos que deverão ser tomados.
“Fui representando os demais membros, que me pediram essa agenda e representação, e tive o apoio do deputado Gabriel Souza, que é de Tramandaí, município que recentemente foi contemplado com a expansão da UFGRS, primeiro campus da universidade fora de Porto Alegre”, relata Scherer, explicando: “E assim, pude buscar mais informações para passar para os demais membros da comissão e seguirmos trabalhando, inclusive em conjunto com a comissão da Univales”. O edil ressalta ainda que “os esforços são para que nossa região seja contemplada com um polo, ou campus, ou um núcleo universitário público federal, pois sabemos do desenvolvimento que isso trará para toda a região”.


IGREJINHA TERÁ PLANO MUNICIPAL DE JUVENTUDE

Nos últimos dias entrou na agenda política de Igrejinha mais uma importante pauta para a juventude. Através do mandato do vereador Guto Scherer, foi iniciada uma discussão com entidades civis organizadas, órgãos governamentais, e principalmente com a juventude do município, para a elaboração do Plano Municipal de Juventude (PMJ) de Igrejinha.
Seguindo uma orientação nacional, e com base na experiência de sucesso de países europeus, foi iniciado no mês de abril o processo de construção coletiva do Plano. O PMJ tem por finalidade propor diretrizes que irão orientar a formulação, avaliação e implementação das políticas públicas de juventude do município, em um esforço de torná-las responsabilidade de Estado e não de governos, indiferente de quem sejam os gestores nos próximos anos.
Seguindo o cronograma de atividades para a elaboração deste plano, nos últimos dias de abril foram distribuídos cerca de cem convites para entidades do município, onde solicitavam a resposta de duas perguntas: “O que Igrejinha tem para oferecer aos seus jovens?” O que Igrejinha deveria oferecer aos seus jovens?”.
A partir de então, mais de 40 entidades enviaram resposta ao oficio e mais de 60 sugestões foram apresentadas. Com isso, já foram pré estabelecidos seis eixos, que nortearão o projeto, são eles: Educação, Cultura, Lazer, Saúde, Mercado de Trabalho e Cidadania.
Agora, os próximos passos serão para, a partir das propostas que já foram recebidas, os grupos temáticos criados se reúnam e formulem as diretrizes que irão compor o texto, para que ele seja apresentado pelo vereador ao Conselho Municipal de Juventude.
Além disso, outros importantes canais de comunicação foram criados para ouvir e receber sugestões da comunidade. Com o objetivo de fazer com que toda a comunidade possa se envolver com o assunto. Os interessados podem participar acessando: www.gutoscherer.com.br, ou ainda https://www.facebook.com/groups/1636556033230527/?fref=ts.







quinta-feira, 7 de maio de 2015

LIVROS DA FUNDAÇÃO ULYSSES GUIMARÃES SÃO DOADOS EM ESCOLAS DO MUNICÍPIO


Pelo segundo ano consecutivo, a parceria entre o mandato do vereador Guto Scherer e a Fundação Ulysses Guimarães, não deixou o Dia Mundial do Livro passar em branco no município de Igrejinha, doando livros para várias escolas. Em 1995, a Unesco instituiu o dia 23 de abril como o Dia Mundial do Livro e do Direito do Autor, em virtude de a data assinalar o falecimento dos escritores Miguel Cervantes, escritor espanhol, Josep Pla, escritor catalão, e William Shakespeare, dramaturgo inglês.
Para não deixar essa data em branco, foram doados vários livros para a Biblioteca das Escolas Municipais de Ensino Fundamental Anita Garibaldi, Bairro Moinho, Dom Pedro II e Princesa Isabel. Todas foram definidas por sorteio.
Os livros doados são os primeiros livros da coletânea “ O pensamento político brasileiro”, da Fundação Ulysses Guimarães, tratando-se de transcrição de textos originais representando a opinião fiel de importantes personalidades políticas em seu tempo (Castro Alves, Euclides da Cunha, Milton Santos, José Bonifácio, Visconde de Mauá e Tancredo Neves).
“A Fundação Ulysses Guimarães é uma grande parceira nossa, está sempre pronta para colaborar em tudo que visa a educação. Acreditamos muito que a Educação Liberta, e a leitura é uma parte fundamental nesse processo” ressalta o vereador, explicando: “Pelo segundo ano, a FUG nos cedeu os livros para que pudéssemos fazer essa doação às escolas do município de forma gratuita. As outras escolas receberão a mesma coleção em outros momentos”.

                                           EMEF Dom Pedro II
                                          EMEF Princesa Isabel
                                            EMEF Anita Garibaldi
                                             EMEF Anita Garibaldi
                                           EMEF Bairro Moinho

VEREADOR SE UNE A LUTA PELA COBERTURA DA QUADRA DE ESPORTE DA ESCOLA ESTADUAL FIGUEIRAS

Na noite do último dia 06 de maio, o vereador Guto Scherer esteve reunido com a direção e o CPM - Circulo de Pais e Mestres da Escola Estadual Figueiras, onde representou o Deputado Estadual Gabriel Souza, e trataram de assuntos relacionados a melhorias na estrutura da escola.
A demanda da escola é a cobertura da quadra de esportes, como a reforma do muro e da casa do gás de cozinha. Ambas com projetos prontos e aguardando apenas a autorização para o início das obras. Tudo parece ser simples, mas infelizmente esta situação com a escola vem se arratando há anos.
Na reunião a diretora Nilza Raimundo, como também a presidente do CPM da escola, a senhora Ana Paula Schmitz, relataram as dificuldades enfrentadas ao longo dos últimos quatro anos para a liberação destes recursos.
Por telefone a direção da escola pode conversar com o Deputado, que pré agendou para o dia 13 de maio, uma reunião com a SEDUC - Secretaria de Educação do Estado, onde tratarão sobre as pautas da escola.



quarta-feira, 6 de maio de 2015

ENTIDADES ADEREM AO PLANO MUNICIPAL DE JUVENTUDE

Projeto iniciado pelo mandato do vereador Guto Scherer, desde março, tem obtido sucesso na adesão de entidades do município e na apresentação de propostas para a juventude de Igrejinha.
O Plano Municipal de Juventude prevê a garantia de política públicas de juventude não mais de governo, mas de estado. Ou seja, garantir em Lei, que os projetos e programas voltados aos jovens do município não sejam interrompidos, indiferente de quem sejam os prefeitos nos próximos 10 anos.
Seguindo o cronograma de atividades para a elaboração deste plano, do dia 23 ao dia 28 de abril foram distribuídos mais de 100 convites para entidades do município, onde solicitavam a resposta de duas perguntas: 1- O que Igrejinha tem para oferecer aos seus jovens? 2- O que Igrejinha precisa melhorar ou precisa oferecer aos seus jovens?
A partir de então, culminando na noite do dia 06 de maio, mais de 40 entidades enviaram resposta ao oficio e mais de 60 sugestões foram apresentadas. Agora, os próximos passos serão para, em cima das propostas que já foram recebidas, os grupos temáticos criados, um para cada eixo, se reúnam e formulem as diretrizes que irão compor o texto que será apresentado pelo vereador ao Conselho Municipal de Juventude.
Se você quer saber mais sobre o Plano Municipal de Juventude, acesse:www.gutoscherer.com.br, e ainda, participe do grupo de debates:https://www.facebook.com/groups/1636556033230527/?fref=ts.


ASSOCIAÇÃO DOS VEREADORES DO PMDB SE REUNI PARA DEBATER EVENTO DA ENTIDADE


Hoje pela manhã o vereador Guto Scherer esteve participando de uma reunião da Associação dos vereadores do PMDB RS, onde foi debatido sobre o evento da entidade em parceria com a UVB - União dos Vereadores do Brasil, que acontecerá no dia 20 de maio.
O evento prevê duas palestras, uma com o Deputado Estadual Ibsen Pinheiro sobre Reforma Política, e outra, com o Secretário de Finanças do Estado, Giovani Feltes, que falará sobre a situação financeira do Estado. E ao final, será realizada a eleição da nova executiva da Associação.


VEREADOR GUTO SCHERER PARTICIPA DE EVENTO DE CAUSA ANIMAL NA ASSEMBLEIA LEGISLATIVA DO ESTADO


Hoje pela manhã o vereador Guto Scherer participou do lançamento da Frente Parlamentar pelo Controle Populacional de Animais Domésticos da Assembleia Legislativa gaúcha, a qual o deputado Gabriel Souza é presidente. Essa comissão, tem como objetivo debater e propor ações sobre a superpopulação, abandonos e maus-tratos de animais domésticos, além de discutir temas como a esterilização gratuita e universal, identificação por microchipagem, cadastro de registro, educação para guarda-responsável e programa de adoção consciente.
A Frente será essencial não somente para os animais, mas também para a saúde pública. Afinal, quanto menos animais estiverem nas ruas, menos doenças infecciosas serão transmitidas. Pois, quando não castrados e vacinados, eles acabam se tornando fontes de doenças infecciosas.
Confira a matéria completa e entre nessa causa também! Em breve divulgaremos o calendário de reuniões da Frente Parlamentar pelo Estado => http://bit.ly/1JQHNgN



terça-feira, 24 de março de 2015

Gabinete do Governador Sartori confirma recebimento de demandas do Vale do Paranhana

Após encontro dos vereadores do PMDB, onde o vereador Guto Scherer, que é coordenador dos vereadores do PMDB do Vale do Paranhana, entregou oficio com diversas demandas da região para o Governador José Ivo Sartori, foi encaminhado oficio em resposta por parte do Gabinete do Governador.

O oficio assinado pelo chefe de gabinete do Governador, Sr. João Carlos Mocellin, acusa o recebimento do Oficio 002/15, o qual foi enviado paras as respectivas Secretarias para conhecimento e providencias.

"Ficamos muito felizes em saber que foram dados seguimentos as demandas que levamos ao Governador Sartori. Sinal que fomos ouvidos e que nossas demandas chegarão aos técnicos que poderão tirá-las do papel. Tenho muitas espectativas positivas com esse novo governo, só temos que ter um pouco de paciencia nesses início de mandato", comenta Guto Scherer.


segunda-feira, 23 de março de 2015

Vereadores acompanham técnicos da EGR em pontos de instalação de passarelas na RS 115

Na manhã da quinta-feira, 19 de março, os vereadores Guto Scherer e Argeu de Leão, acompanhados do líder comunitário do bairro Saibreira, Hélio Tramontim, estiveram reunidos com o Diretor Técnico da EGR, Milton Cypel e com o Engenheiro da EGR, Alfonso Barreiro, visitando dois pontos de cruzamentos da RS 115, os quais tem sido objeto de muita discussão e reivindicações da comunidade junto a entidade.

Desde 2013, diversos protocolos foram aprovados na câmara de vereadores de Igrejinha, além de diversas reuniões com a Empresa Britta Rodovias, que era responsável pela RS 115 à época, como também com o DAER e posteriormente a EGR- Empresa Gaúcha de Rodovias, nova responsável pela estrada. Em todos esses encontros estiveram pautadas as questões de acesso aos bairros, sendo dois em destaque para Igrejinha, o acesso ao Pólo Industrial e o acesso ao bairro Saibreira.

Em 2014, já sob o comando da EGR, os moradores do bairro Saibreira, através do Sr. Helio Tramontim, juntamento com um conselheiro da EGR, realizaram uma reunião na sede da Associação dos Moradores da Saibreira onde colocaram como prioridade o acesso ao bairro, com uma rotatória. Demanda levada ao COREPE - Conselho Comunitário das Regiões das Rodovias Pedagiadas, onde foi analisada e aprovada, se tornando numa parceria entre EGR e o Município de Igrejinha. Obra que já está em andamento.

Agora, a pauta desses locais está na questão da travessia de pedestres, questão levantada pelo vereador Guto Scherer nas últimas sessões da câmara de vereadores, que ganhou força e o apoio do Deputado Gabriel Souza, que tem sido o interlocutor junto ao DAER e a EGR, na busca da execução destas obras. Após indicações e encontros com os responsáveis junto ao governo, ocorreu a visita dos técnicos "in loco" para averiguar a verdadeira necessidade de instalação dessas duas passarelas.

"Não adianta nos preocuparmos apenas com os acessos de automóveis nos pontos mais críticos da nossa rodovia, pois há muitas pessoas que atravessam ela de apé ou bicicleta na sua maioria. Por isso, estamos lutando para que sejam construídas duas passarelas, uma na Saibreira e outra no Pólo Industrial, para que os trabalhadores e as famílias que necessitam atravessar a RS 115 diariamente tenham toda a segurança possível. Com a visita desses dois técnicos nos locais, ficou evidenciado que são necessárias, agora precisa passar pelo COREPE e depois firmar uma parceria com a prefeitura para a execução destas obras. Acredito que teremos exito nesta luta.", comenta Scherer.





Reunião com Secretário Estadual de Saúde sobre CT Vida Plena e Hospital Bom Pastor

Na última quarta-feira, o vereador Guto Scherer, esteve reunido com o Secretário Estadual de Saúde, João Gabbardo, juntamente com o Deputado Estadual Gabriel Souza, além do vice prefeito de Imbé e do membro da JPMDB Igrejinha, Iagor Silva. Na ocasião o vereador levou as demandas da Comunidade Terapêutica Vida Plena e do Hospital Bom Pastor de Igrejinha.

O que ocorre é que desde novembro de 2014 o governo do estado não tem realizado os repasses de custeio da Comunidade Terapêutica Vida Plena, situação amplamente divulgada pela imprensa regional, e que estava levando a diretoria da entidade ao ponto de cogitar a possibilidade de interromper seu funcionamento. Como presidente da Comissão de Combate às Drogas e à Violência, o vereador foi fazer o papel de interlocutor da entidade e o governo do estado, que logo após a reunião realizou o pagamento referente ao mês de janeiro e no aguardo de mais documentações liberará os de fevereiro e março deste ano.

Outra pauta, foi a liberação de recursos para o término da obra do novo bloco cirúrgico do hospital Bom Pastor, que desde o mesmo período não tem recebido recursos para a conclusão da obra. Numa situação um pouco distinta a da Comunidade, o hospital entrou nos cortes do decreto do Governador José Ivo Sartori, que prevê a analise de todos os contratos e convênios realizados pelo governo passado relacionados a investimentos. Situação que só será revista após os 180 dias do decreto.

"O que o secretário garantiu é que os repasses referentes ao custeio do hospital não serão interrompidos e continuarão sendo cumpridos mensalmente. Somente as questões de investimentos, que sofreram essa pausa, mas no segundo semestre poderemos retornar lá para buscar a liberação destes recursos. Da mesma forma o Vida Plena, poderá contar com o repasse de custeio mensalmente sem mais atrasos. Como tenho um bom contato com o secretário e o deputado Gabriel Souza, não deixaremos esta pauta esfriar, assim que possível voltaremos a nos reunir e tratar da questão do bloco cirúrgico do nosso hospital", comenta Scherer.





Vereador Guto Scherer se reúne com diretores da EGR para falar sobre a RS 115

Na última semana o vereador Guto Scherer de Igrejinha, esteve reunido com o Presidente da EGR - Empresa Gaúcha de Rodovias, Sr. Nelson Lidio Nunes, com o Diretor Técnico da EGR, Milton Cypel, juntamente com o Deputado Estadual Gabriel Souza e do Diretor de Transito do Município de Três Coroas,Arcenio Fetter e da servidora, Miriam Eitelvan Fuhr, além do presidente da JPMDB Igrejinha, Ivan Maurina. Na ocasião foram levadas as demandas de ambas as cidades para o conhecimento do novo presidente, 

Os representantes de Três Coroas, levaram as demandas da isenção de pagamento no pedágio para moradores da cidade que necessitam passar pela praça de pedágio todos os dias para se deslocarem aos seus trabalhos, sobre a repintura dos trechos recuperados da rodovia, que permanecem sem pintura desde então, sobre o redutor de velocidade da localidade de Quilombo, e também sobre a liberação de ruas de acesso para garantir a segurança do moradores que necessitam atravessar a rodovia diariamente.

O vereador de Igrejinha, que também é Coordenador dos vereadores do PMDB no Vale do Paranhana, levou como principal pauta a duplicação da RS 115 e término da duplicação da RS 239, entre Taquara e Rolante, com a entrega de um documento em nome da coordenadoria. Além dessas demandas, o vereador apresentou também seus pedidos feitos pela Câmara de Vereadores, sobre a instalação de duas passarelas para travessia de pedestres, uma ligando o bairro Saibreira ao Centro e outra cruzando a RS 115 no Pólo Industrial próximo ao posto Alles Blau.

"Uma questão que levantei junto ao presidente, Nelson, é que há anos muitas movimentações foram realizadas em prol da duplicação e outras melhorias da RS 115, como audiências públicas, reuniões e mais reuniões, e ele nos garantiu que essas lutas não foram inválidas, que devemos continuar por esse caminho, pois a EGR está disposta a atender as demandas de suas estradas. E saí muito satisfeito pois conseguimos a aprovação para que sejam feitos os dois projetos das passarelas, e num segundo momento firmar uma parceria entre o município e a EGR para a execução da obra.




quarta-feira, 4 de março de 2015

Autoridades se reúnem em busca de liberação de recursos para o Hospital Bom Pastor




Na tarde desta quarta-feira, 4 de março, o vereador Guto Scherer esteve em Porto Alegre participando de uma reunião, agendada previamente por ele, com o secretário adjunto de Saúde do Estado, Rogério Kolhrausch, na busca da liberação dos recursos para o término da obra do bloco cirúrgico do Hospital Bom Pastor de Igrejinha.

Outro assunto discutido na reunião foi a liberação dos recursos de atendimento ao SUS da Comunidade Terapêutica Vida Plena. Na ocasião, estiveram presentes, além do vereador Guto Scherer, o diretor do Hospital Bom Pastor, João Schmitt, o vice-prefeito de Igrejinha, Dalciso Oliveira, a secretária de Saúde de Igrejinha, Simone Amaral, o secretário municipal de Parobé, Valdenir Martins (Kiko), como também outros vereadores de Igrejinha e Sapiranga.

Scherer considerou a reunião muito produtiva, dando ênfase para o anúncio da nomeação da nova delegada regional de saúde, fato que, segundo ele, “ajudará muito na aceleração desses  e outros processos”.

quinta-feira, 26 de fevereiro de 2015

NOTA DE ESCLARECIMENTO


 Venho a público esclarecer, já me prevenindo de qualquer tipo de distorção e mal-entendido que poderão tentar promover contra a minha pessoa. Todos aqui sabem que estamos lidando com denúncias graves contra a Atual Administração do PP/PSB, tanto na Câmara de Vereadores, como junto ao Ministério Público, pela forma de contratação da empresa da merenda escolar, em que um ex-candidato a vereador, hoje vereador em exercício de mandato, registrou sua empresa 28 dias antes de receber um contrato, por dispensa de licitações, fato que eu tenho confrontado publicamente.

Lidar com denúncias como essas não é coisa simples, pois mexe com um mundo com o qual não estou acostumado, apenas percebo as movimentações de forma suja e tendenciosa que eles têm feito. Inclusive, em 2014, já passei por uma tentativa de difamação, que está sendo investigada pela Polícia Civil de Igrejinha. Como não tenho nada a temer, e nem a esconder, decidi me pronunciar diante das mentiras que poderão surgir.

Na sessão do dia 24 de fevereiro, a bancada do PP protocolou quatro pedidos de informações, que serão respondidos em até 15 dias. Mas sabendo que usarão de má fé em sua elaboração, venho responder aos questionamentos deles, além da manifestação em tribuna do Procurador Jurídico do Município, Vladimir Wolkart.

No segundo semestre de 2012, me licenciei do cargo de Coordenador de Desporto para concorrer a vereador, pleito em que me elegi como o vereador mais votado da cidade. Quando encerrou a eleição, fui chamado pelo ex-prefeito Jackson Schmidt para reassumir minhas funções e ajudar no encerramento da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, não retornando como Coordenador de Desporto, mas como Coordenador Geral da Secretaria. Minha função era encerrar os trabalhos dos Departamentos de Indústria e Comércio, Turismo e Deporto, além de fazer o processo de transição com a nova Administração Municipal que assumiria em 1° de janeiro de 2013. Fui chamado ao Departamento Pessoal para apresentar meus documentos necessários para a contratação, e apresentei tudo o que me foi solicitado. Voltei com um CC maior que recebia anteriormente, que era um CC 5. Com esse cargo recebia R$ 2.340,56 mensais, para cuidar somente do Esporte. De metade de outubro a dezembro de 2012, passei a receber um CC 8, com um vencimento de R$ 4.404,22, mas com uma responsabilidade maior, pois estava no local de outros 4 funcionários demitidos ao fim da eleição. O mesmo correspondia ao setor de Contabilidade.

 Quando fui recontratado pelo ex-prefeito, me disseram que eu iria voltar e acumular funções, por isso receberia por um CC 8. Noventa por cento dos CC´s de todas as gestões estão cientes que, internamente, ninguém sabe o nome do cargo, mas o número. Hoje não é diferente, as pessoas falam: “tenho um CC 2”, “tenho um CC 7”, poucos sabem a que representa. Um CC é um cargo de confiança, de chefia ou assessoria, não há desvio de função. Já os concursados, sim, pois prestam concurso numa área, por exemplo, motorista, ou serviço geral, e, se forem colocados em outro setor estão em desvio de função, a não ser que recebam uma gratificação extra, que é conhecida como DCA, ou seja, passa a ser como um CC. Já com um CC é diferente, o cargo de coordenador contábil não exige formação na área, pois é um cargo de chefia, um cargo de uma pessoa de confiança do prefeito para acompanhar o trabalho dos técnicos do departamento. Prova disso, que os secretários municipais, em sua maioria, não têm formação em suas áreas, e ocupam os maiores cargos da Administração, e são CC´s. Com o acúmulo de funções, trabalhei, naqueles dois últimos meses de 2012, de forma que fiz jus e honrei o que recebi. Da mesma forma que me esforço diariamente para honrar o que recebo como vereador.

Essa situação não se compara aos fatos denunciados pelo meu partido e por mim. E o que mais dá credibilidade aos fatos apresentados é que o atual prefeito, vice e procurador jurídico do município, eram vereadores de 2009 a 2012, Joel, Dalciso e Branco (Wladimir Volkart). E em momento algum levantaram essas questões em seus mandatos de vereador, prova clara de que não há e não havia nada ilegal ou imoral nos dois casos. Hoje, anos depois, tentam levantar essas situações, para mudar o foco dos casos denunciados por nós.


Eles tentarão, de todas as formas, mudar o foco das acusações que não conseguem responder. Sabíamos que seria difícil, que enfrentaríamos tudo isso, mas não vou desistir, não vou me calar, não vou me conformar com essas situações. Te convido a se unir a mim na luta pela nova política e não por esse jeito velho de difamar personalidades que se destacam em outros partidos. Nosso foco está em colocar tudo às claras, sempre com transparência e a verdade.