Conheça Guto Scherer

Guto Jardel Scherer é natural de Igrejinha, tem 36 anos, é filho de Pedrinho Danilo e Maria Lucinha Scherer, tem dois irmãos, Fernando e Marlon. É casado com Manuele Thomas Scherer e pai da pequena Sara Scherer.


O menino que sonhava em ser presidente da República, quando criança, chegou a estudar em escolas particulares, mas foi no Instituto Olívia Lahm Hirt, escola estadual, onde descobriu seu potencial de liderança. 

Com 13 anos, passou a participar do Grêmio Estudantil da escola, onde criou a Campanha do Agasalho “Eu amo minha cidade”, mobilizando professores e alunos na doação de agasalhos e alimentos que, em sua 1ª edição, foram doados aos próprios alunos necessitados. A partir daí a campanha tomou maiores proporções e passou a se chamar “Aqueça um coração neste inverno”, chegando a 20 edições.

Por sempre estar cercado de grandes amigos e colaboradores, criou, em 2001, a AJAVI - Associação de Jovens Amigos Voluntários de Igrejinha, e, com isso, novos projetos de cunho social, como as campanhas: “Faça uma Criança Feliz”, “Dia da Criança Feliz”, e uma parceria com o “Q’Doce Criança”. 

Um dos maiores projetos realizados por Guto foi o Centro de Atividades Sociais Granja “Wally Haack”, um local para diversos tipos de trabalhos sociais, principalmente a ressocialização de indivíduos marginalizados e dependentes químicos.

Buscando valorizar o potencial de cada um, e crendo que a cultura tem importante papel para gerar perspectiva de vida, criou o projeto Páscoa em Cena, evento ligado à Igreja Assembleia de Deus com a parceria da Administração Municipal até 2012, com apresentações de dança, música e teatro, mobilizando diversos grupos da região.

Guto Scherer sempre mostrou sua competência por onde passou, de estagiário passou a coordenador de Desporto e Turismo da Administração Municipal, no período de 2001 a 2012. 

Ao assumir a coordenação do Departamento de Esportes, imediatamente reativou o CMD – Conselho Municipal de Desporto, e mobilizou a região criando o FRE. - Fórum Regional de Esporte em 2008. E ainda criou a Junta Disciplinar Desportiva de Igrejinha, pois antes os julgamentos eram terceirizados para a Junta de Três Coroas. Como uma pessoa atualizada e inovadora, Scherer criou também o sistema via WEB do departamento de Desporto, durante muitos anos foi  a ferramenta mais moderna do Brasil para a organização dos campeonatos municipais de qualquer categoria esportiva.

Além dessas atividades, Guto Scherer também foi membro do Conselho da Criança e Adolescente, do Conselho de Assistência Social,. Foi  presidente da JPMDB (Juventude do PMDB), um dos principais líder de célula da Rede Jovem da Assembleia de Deus Comunhão Familiar. Recentemente foi reeleito presidente da AJAVI e CEO do Instituto Desenvolver.

Com a filosofia de que um político precisa preparar-se para assumir um cargo público, fez cursos, entre eles: Curso de Preparação Política e Dicção e Oratória, pela EAD - da Fundação Ulysses Guimarães e Gerente de Cidades - curso de extensão da FACCAT. É formado em Processos Gerencias -Administração, pela UNOPAR pólo Gramado. E pós graduando em Gestão Pública, pela Universidade Anhanguera.

Candidato no pleito de 2008, com o slogan Guto é Mais, fez 354 votos, pelo PMDB, ficando como suplente, situação que lhe garantiu o direito de assumir a Câmara de Vereadores de Igrejinha no lugar de seu companheiro de partido, Ademir Stein, por um mês em 2011.

Em 2012, Guto Scherer concorreu novamente, pelo PMDB, a uma cadeira no Legislativo e, com o slogan "Todos contra as drogas, todos com Guto Scherer", foi eleito como o mais votado daquele pleito, conquistando 955 votos.

Em sua campanha para reeleição ao Legislativo, Guto Scherer concorreu com o slogan, Voz Forte, sendo eleito como o segundo vereador mais votado da cidade, ampliando sua votação para 984 votos.

Ao longo de seus sete anos de mandato foi premiado em todos, como o Vereador Destaque de Igrejinha, e Político Destaque do município em 2015, sendo o mais lembrado na comunidade, segundo pesquisa feita pelo Jornal Integração.

No ano de 2016, recebeu o prêmio da União dos Vereadores do Brasil, pelo projeto de Lei de Incentivo a Atletas, Artistas e Estudantes, considerado o 6º melhor projeto do ano de 2016 em todo o Brasil. Concorreu com mais de 70 projetos e trouxe para Igrejinha este importante reconhecimento do trabalho do Legislativo.

Os reconhecimentos do trabalho no município e sua liderança chamaram a atenção do MDB estadual e nacional. Em 2015, Guto Scherer foi eleito presidente da Associação de Vereadores do MDB RS, reconduzido ao cargo em 2017. Seu trabalho a frente da Associação Estadual o levou a ser o fundador da Associação Nacional de Vereadores do MDB, onde foi eleito presidente em março de 2016. Sob sua liderança os mais de 7580 vereadores do MDB espalhados pelo Brasil, tem recebido um trabalho de qualificação dos vereadores do partido, com o Ciclo de Debates pelo Desenvolvimento Municipal, reunindo centenas de vereadores em suas edições.

Incansável pela luta pelo Desenvolvimento e pela Educação, Scherer é o idealizador e promotor do Fórum de Debates pelo Desenvolvimento, que em suas duas edições reuniu os mais importantes empresários de Igrejinha e do Vale do Paranhana para debaterem o futuro da indústria e da geração de empregos nos municípios. Apresentando sempre um norte para que o Poder Público possa se orientar e buscar o fortalecimento dos setores econômicos regionais.

Fruto deste trabalho de amplo debate pelo Desenvolvimento, em 29 de novembro de 2018, Scherer cria o Instituto Desenvolver, uma escola de Empreendedorismo, Educação Financeira, Comunicação e Desenvolvimento Pessoal. Atendendo a ausência de políticas públicas na área, o Instituto supre um "gap" na área de Inovação e seu eco sistema, fechando uma parceria com a Universidade Feevale para a realização de cursos na área, pré incubação, incubação, aceleração e acompanhamento de Startups e novas economias.

Em seu mandato como vereador, Guto Scherer, tem mantido uma forte interlocução com lideranças políticas a nível Estadual e Nacional. Sendo o único vereador da história de Igrejinha que organizou agenda oficial com o Presidente da República no Palácio do Planalto em Brasília. Conhece os caminhos e tem acesso aos principais líderes e autoridades, as quais constantemente tem levado e resolvido demandas locais.

Mesmo sendo o único vereador de oposição, Guto sempre trabalhou com a bandeira propositiva, buscando mais de R$ 4 milhões em emendas parlamentares, para o Hospital Bom Pastor, para o esporte, turismo e outras áreas importantes para o município. Além de ter feito a interlocução para a liberação de recursos trancados e pela liberação de espaços públicos que precisavam ser inaugurados. E ainda, está defendendo as bandeiras da criança, do adolescente e da juventude, entre outras. E está disposto a trabalhar por toda a comunidade.