sexta-feira, 1 de agosto de 2014

Igrejinha ficará mais um ano sem Gincana Municipal


Em resposta ao pedido do vereador Guto Scherer, que tem feito indicações ao Executivo, desde o início do seu mandato, para que volte a ocorrer a Gincana Municipal em Igrejinha, a Administração Municipal alegou que não está na programação deste ano e que não há dotação orçamentária para a realização do evento.

O vereador lembra que as últimas edições da Gincana Municipal de Igrejinha foram em 2011 e 2012, no governo do prefeito Jackson Schmidt (PMDB), em que houve grande participação da comunidade, uma vez que as gincanas, mesmo as escolares, não envolviam só alunos, mas  também os pais, familiares.  Não havia faixa etária específica para inscrição, era aberta a toda a comunidade e as tarefas eram de cunho artístico, esportivo, de desenvolvimento do raciocínio lógico, conhecimentos gerais, entre outros.

Segundo alguns adeptos à Cultura Gincaneira, e participantes das últimas gincanas municipais da cidade, “Igrejinha ficou fora do circuito gincaneiro do estado devido à falta de interesse dos governantes que não apoiaram”. Eles explicam que Igrejinha sempre participava, nos outros anos, mas infelizmente teve que “cair fora” de um evento que tem envolvido 18 cidades, uma vez que são 18 gincanas durante o ano todo, em nível estadual.
Da Gincana Municipal, geralmente participavam três equipes, sendo que a Beat, atual campeã, já tem 14 anos, pois surgiu na gincana da escola Olívia Lahm Hirt, em 2000. As outras equipes da cidade também têm história, todos com quatro e cinco anos de existência. Seus integrantes, mesmo não tendo mais gincana em sua cidade, continuam se inscrevendo para o Circuito em nível estadual, nem que seja para participar como auxiliares, e assim, segundo eles, “não deixar a chama gincaneira se apagar”.

A gincana municipal é um evento de grande importância cultural para nossos jovens. Desde o ano passado, temos batalhado para que seja realizada, mas, infelizmente, a atual Administração Municipal não tem interesse em realizá-la”, explica o vereador Guto Scherer que sempre defendeu as causas da juventude e seus interesses. “Continuaremos com essa luta, até que Igrejinha volte a ter esse importante evento”, promete.



Nenhum comentário:

Postar um comentário