segunda-feira, 20 de junho de 2016

Cinco mitos sobre o Programa Escola Amiga dos Animais


O Projeto de Lei Legislativo que institui em Igrejinha o Programa Escola Amiga dos Animais, de autoria do vereador Guto Scherer, será votado nesta semana. Por tratar de um tema ainda pouco abordado pelos agentes públicos, é natural que existam algumas ideias equivocadas sobre o projeto. Veja algumas delas:

MITO 1: Cada escola terá que ter um canil
Sabemos que a maioria das escolas municipais não possui o espaço físico necessário para a construção de um canil em suas dependências. Ainda que essa tenha sido uma experiência que deu certo em outros municípios, o Programa Escola Amiga dos Animais não obriga nenhuma instituição de ensino a oferecer esse tipo de espaço.

MITO 2: O Programa cria disciplinas extras
O Programa Escola Amiga dos Animais não provoca nenhuma alteração no currículo formal das escolas. A proposta apenas sugere que as instituições de ensino desenvolvam projetos transdisciplinares com os alunos, de maneira a conscientizá-los sobre a Causa Animal.

MITO 3: O Programa OBRIGA as escolas a desenvolver projetos
Cada escola terá autonomia para desenvolver (ou não) os projetos relacionados à Causa Animal, de acordo com seus Planos Político-Pedagógicos e os planejamentos desenvolvidos pelos professores e coordenadores de cada instituição.

MITO 4: O Programa não é democrático
O Programa Escola Amiga dos Animais foi desenvolvido pelo vereador Guto Scherer, com a participação de diversos educadores e pessoas relacionadas a Causa Animal. Além disso, uma audiência pública amplamente divulgada foi realizada, a fim de esclarecer todas as dúvidas relacionadas ao projeto de lei; e o vereador ainda colocou seu gabinete a disposição para todos os que desejarem sugerir emendas ao projeto.

MITO 5: A Causa Animal não precisa ser uma prioridade nas escolas
É unânime entre os professores que participam de projetos semelhantes ao “Programa Escola Amiga dos Animais” a percepção de que os alunos desenvolvem sua cidadania de forma mais plena após aprenderem sobre temas como adoção consciente e guarda responsável. Além disso, é fundamental entre os estudantes a construção da noção de que não possível solucionar um problema transferindo-o para outra pessoa, mostrando que não se deve jamais praticar o abandono de um animal indefeso.

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