O Projeto de Lei Legislativo que institui em Igrejinha o Programa Escola Amiga
dos Animais, de autoria do vereador Guto Scherer, será votado nesta semana. Por
tratar de um tema ainda pouco abordado pelos agentes públicos, é natural que
existam algumas ideias equivocadas sobre o projeto. Veja algumas delas:
MITO 1: Cada escola terá que ter um
canil
Sabemos
que a maioria das escolas municipais não possui o espaço físico necessário para
a construção de um canil em suas dependências. Ainda que essa tenha sido uma
experiência que deu certo em outros municípios, o Programa Escola Amiga dos
Animais não obriga nenhuma instituição de ensino a oferecer esse tipo de
espaço.
MITO 2: O Programa cria disciplinas
extras
O
Programa Escola Amiga dos Animais não provoca nenhuma alteração no currículo
formal das escolas. A proposta apenas sugere que as instituições de ensino
desenvolvam projetos transdisciplinares com os alunos, de maneira a
conscientizá-los sobre a Causa Animal.
MITO 3: O Programa OBRIGA as escolas a
desenvolver projetos
Cada
escola terá autonomia para desenvolver (ou não) os projetos relacionados à
Causa Animal, de acordo com seus Planos Político-Pedagógicos e os planejamentos
desenvolvidos pelos professores e coordenadores de cada instituição.
MITO 4: O Programa não é democrático
O
Programa Escola Amiga dos Animais foi desenvolvido pelo vereador Guto Scherer,
com a participação de diversos educadores e pessoas relacionadas a Causa
Animal. Além disso, uma audiência pública amplamente divulgada foi realizada, a
fim de esclarecer todas as dúvidas relacionadas ao projeto de lei; e o vereador
ainda colocou seu gabinete a disposição para todos os que desejarem sugerir
emendas ao projeto.
MITO 5: A Causa Animal não precisa ser
uma prioridade nas escolas
É
unânime entre os professores que participam de projetos semelhantes ao
“Programa Escola Amiga dos Animais” a percepção de que os alunos desenvolvem
sua cidadania de forma mais plena após aprenderem sobre temas como adoção
consciente e guarda responsável. Além disso, é fundamental entre os estudantes
a construção da noção de que não possível solucionar um problema transferindo-o
para outra pessoa, mostrando que não se deve jamais praticar o abandono de um
animal indefeso.
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