sexta-feira, 30 de janeiro de 2015

Projeto "Movimento Univales Já" tem o apoio dos deputados Alceu Moreira e Gabriel Souza


Numa audiência em busca de apoio dos deputados Alceu Moreira (federal) e Gabriel Souza (estadual), na tarde desta terça-feira, 27, os vereadores Guto Scherer, de Igrejinha, e Régis Souza, de Taquara -  coordenador regional do PMDB -,  acompanhou o professor Pedro Roque Giehl, e demais vereadores e membros da comissão, em sua apresentação do projeto Movimento Univales Já, que luta pela instalação de uma universidade pública federal para os Vales dos Sinos, Caí e Paranhana.

A busca de uma universidade pública para a região é uma batalha antiga da Coordenadoria dos Vereadores do PMDB do Vale do Paranhana, da qual Scherer é coordenador, iniciada já em 2013, e que se uniu, recentemente, ao Movimento Univales Já, encabeçado pelo Prof. Pedro Roque Giehl, assessor de Pesquisa e Gestão Industrial da Fundação Escola Técnica Liberato Salzano Vieira da Cunha.

Em sua explanação, Giehl comenta que essa pauta é multipartidária e que, só no ano passado, foram realizadas 26 audiências públicas além de outras diversas reuniões com autoridades para a busca de apoio. Ele argumenta que, atualmente, nos Vales dos Sinos, Caí e Paranhana, há em torno de 3 milhões de habitantes, mas nenhuma universidade pública. O professor explica que a ideia é de uma universidade multicamp, ou seja, com polos universitários temporários ou permanentes nas principais cidades da região. “Essa universidade será fortemente enraizada no desenvolvimento dessas cidades, respeitando a caracterização e identidade dos vales”, ressalta Giehl, explicando ainda que se pretende construir quatro centros com as principais áreas: Tecnologia e Engenharias; Saúde (médicos, enfermeiros, e gestores do Sistema Público); Educação; e Humanidades e Cultura.

O deputado federal Alceu Moreira declarou “integral apoio, com entusiasmo e compromisso”, assim como o deputado estadual Gabriel Souza, que diz querer “somar”, se unindo também à causa. Moreira se comprometeu em buscar apoios em níveis mais altos, não só do governador do estado, como também em Brasília, além de colocar à disposição até mesmo emendas do seu mandato, para custear as despesas necessárias para a concretização desse projeto. “Essa universidade acenderá a chama da região para o desenvolvimento. A região é uma antes da Univales e será outra depois da Univales, pois tenho certeza que esse projeto está no bom caminho”, enfatiza o deputado federal.

quinta-feira, 29 de janeiro de 2015

Coordenador Regional dos Vereadores apresenta demandas do Vale em audiência com o governador



O vereador Guto Scherer, de Igrejinha, acompanhado do vereador Régis Souza, de Taquara – como também de outros vereadores dos municípios de Portão, Gravataí, Canoas e Cachoeira do Sul – esteve no Palácio Piratini, na tarde desta segunda-feira, 26, numa audiência com o governador Sartori.

Na ocasião, o presidente da Associação Estadual de Vereadores do PMDB, Rafael Braga, colocou a entidade à disposição para ser a voz do governo no interior do Estado e divulgar as ações do Executivo. “Queremos participar das ações do governo, ter autonomia, como também ser a sua voz de defesa”.

O vereador Guto Scherer, que é Coordenador dos Vereadores do PMDB do Vale do Paranhana, por sua vez, apresentou ao governador as demandas da sua região, listadas também em um documento impresso que foi entregue ao Sartori em mãos. Entre elas, estão: a reforma da ponte ERS 020; a duplicação da ERS 115; a duplicação da ERS 239; o aumento dos efetivos para Brigada Militar e Polícia Civil; o retorno dos plantões 24h nos municípios; uma universidade pública regional; a liberação de valores para os hospitais da região; a instalação de uma Unidade Intermediária Neonatal em Parobé; melhorias nas escolas estaduais; a realização de eventos antidrogas nas escolas estaduais; além de incentivos ao Setor Coureiro Calçadista.









sexta-feira, 23 de janeiro de 2015

Vale do Paranhana receberá Unidade Intermediária Neonatal

Da esquerda para direita: Vanderlei Petry, Guto Scherer e João Schmitt

O vereador de Igrejinha Guto Scherer, acompanhado do diretor geral de Saúde de Taquara, Vanderlei Petry, esteve, nesta quarta-feira, 21, reunido com o diretor dos hospitais Bom Pastor, de Igrejinha, e São Francisco de Assis, de Parobé, João Schmitt, quando recebeu a notícia de que o Vale do Paranhana receberá uma Unidade Intermediária Neonatal, na cidade de Parobé.

Scherer explica que “essa conquista já é de 2014, mas por falha na comunicação por parte do governo estadual, no último ano, a região continuava na luta por uma UTI Neonatal”. Após a liberação de recursos ao hospital de Parobé, o qual terá uma ampliação com leitos e outros serviços, foi definido que esse hospital ainda receberá uma Unidade Intermediária Neonatal. A região foi contemplada com essa unidade após avaliação da Secretaria de Saúde do estado que entende que a estrutura física e de pessoal que demanda uma UTI é inviável pela complexidade e aproximação com Porto Alegre, mas que a unidade intermediária poderá atender a demanda regional, além de, outras análises já demostrarem que as necessidades e demandas, na região, têm sido de número bem maior para necessidades intermediárias neonatais do que para UTI neonatal.

Essa é uma batalha antiga, através da Coordenadoria dos Vereadores do PMDB do Vale do Paranhana, que busca, desde 2013, tal conquista para a região. Primeiramente os vereadores tiveram uma audiência com o secretário de Saúde do Estado, e fizeram uma moção de apelo encaminhada à Secretaria de Saúde do Estado. Também contaram com a ajuda do deputado federal Alceu Moreira que havia destinado 500 mil reais para esse fim e conseguiu intermediar junto ao Ministério de Saúde e governo federal. Além disso, o vereador Guto Scherer tem contado com o apoio do diretor geral de Saúde de Taquara, Vanderlei Petry, com quem já esteve reunido algumas vezes, já que o plano inicial era uma UITI Neonatal para o município de Taquara, uma vez que é uma localidade central no Vale e já conta com uma UTI adulta.


“Independentemente de qual o município do Vale que receberá essa unidade, estamos felizes pela conquista para a nossa região, pois já tivemos casos de mães que precisaram desse atendimento, e tiveram que viajar 700 quilômetros para conseguirem ser atendidas. É muito bom poder contar com esse serviço aqui perto de nós, logo em breve”, ressalta Scherer, coordenador regional dos vereadores do PMDB do Vale do Paranhana.


quarta-feira, 14 de janeiro de 2015

Vereador Guto Scherer se coloca à disposição do Sindicato Patronal para fortalecimento do Setor Calçadista



Na última quarta-feira, 14, o vereador Guto Scherer procurou o Sindicato Patronal de Igrejinha para uma visita de cortesia, em que colocou seu mandato à disposição da entidade na busca do fortalecimento do Setor Coureiro Calçadista. Na ocasião, a executiva do sindicato, Jaqueline Assis Ramos, atendeu o vereador e passou algumas situações que o setor tem enfrentado.

Cabe lembrar que, em 2014, os vereadores do PMDB do Vale do Paranhana se reuniram com o deputado federal Alceu Moreira para entregarem uma moção de apelo que buscava a liberação de milhares de pares de calçados trancados na Argentina. A reunião ocorreu na Câmara de Vereadores de Parobé, com a participação de diversos empresários, sindicatos, entre outras entidades do setor, além de autoridades de toda a região. Do encontro, resultou o enviou de uma moção de apelo aos órgãos competentes do Governo Estadual e Federal, em apoio a ABI Calçados.

Além disso, houve uma mobilização durante o período eleitoral para que o setor fosse ouvido pelos candidatos ao governo do estado através de um evento encabeçado pelo CICS VP, em que o então candidato a vice-governador, José Cairolli, esteve recebendo as demandas das entidades. Foi então para dar continuidade a esse trabalho, que o vereador Guto Scherer procurou o sindicato.

"Nossa principal economia no município é o calçado, por isso precisamos dar atenção ao setor. Muitas vezes, são pequenas ações que podem ajudar, e muito, a manter milhares de empregos e fortalecer ainda mais as empresas que geram emprego e renda para nossos munícipes. Procurei o sindicato e me coloquei à disposição para qualquer ação ou atividade que esteja ao alcance do meu mandato", ressalta Scherer.

sábado, 10 de janeiro de 2015

Vereador Guto Scherer busca apoio para várias demandas com deputado Gabriel Souza


Mesmo no período de recesso da Câmara de Vereadores, o vereador Guto Scherer esteve reunido com o deputado estadual Gabriel Souza, que tomou posse ainda pela suplência da eleição de 2010, quando concorreu e fez mais de 26 mil votos. No pleito de 2014, Souza conquistou 39.998 votos, conseguindo, assim, uma cadeira na Assembleia Legislativa, que assumirá no dia 31 de janeiro.

Na ocasião, o vereador levou as demandas da região, através da Coordenadoria dos Vereadores do PMDB do Vale do Paranhana, as quais já foram discutidas nos últimos dois anos através de reuniões com o último governo, moções de apelo e apoio, e que agora terão de ser reapresentadas aos novos secretários de Estado.  Para  tanto, “ a busca de apoio de Souza, que foi o deputado estadual do PMDB mais votado no Vale do Paranhana, será de extrema importância”, acredita o vereador.

Entre as demandas, estão questões de segurança pública - como o aumento dos efetivos da Brigada Militar e Polícia Civil, retorno do plantão 24h nos municípios e não somente em Taquara -, questões relacionadas a ERSs 020, 115 e 239 - como acessos aos bairros, duplicações, melhores sinalizações e segurança nessas estradas -, além da UTI Neonatal. No encontro também foi abordado como assunto a vinda de uma universidade pública federal para a região, uma vez que Souza é de Tramandaí, cidade que recebeu um campus da UFRGS no último ano, após alguns anos de trabalho envolvendo aquela região, e foi ele, juntamente ao deputado federal Alceu Moreira, que trouxeram essa pauta para a região do Vale do Paranhana.

 Também estiveram presentes o presidente municipal da JPMDB de Igrejinha, Ivan Maurina, o coordenador do Núcleo Universitário da JPMDB de Igrejinha, Luis Loro, e o militante Iagor Felipe, que junto ao vereador levaram a demanda e o pedido de apoio na luta por uma universidade para a região.


"Ter o Gabriel (Souza) na Assembleia Legislativa é uma porta importantíssima para Igrejinha e todo o Vale do Paranhana”,  comenta Scherer, declarando: “Além de tudo, somos amigos, o que facilita ainda mais o acesso e o apoio desse jovem deputado às questões que levaremos, lembrando que,  com o mandato do governador Sartori, Igrejinha ganhará muito mais nos próximos anos, pois temos as portas abertas com eles e o grande interesse de desenvolver nossa região, ainda mais com a concretização de Igrejinha na Região Metropolitana, um feito do PMDB para nossa cidade”.